29.7.11

Como usar os pincéis

Como muita gente pediu e eu estava mesmo devendo há tempos, montei um pequeno manual de como usar os pincéis na maquiagem. É importante dizer que com o tempo cada um faz do seu jeito ou como acha melhor, mas algumas funções são básicas e vai depender do efeito que você quer na maquiagem. O post é longo e tem muita coisa, mas vamos começar pelos pincéis para preparar a pele até os de olhos.

Pincéis de Base






Geralmente são de cerdas sintéticas para aplicar base cremosa ou líquida e não absorver o produto.




Há também os de cerdas mistas, os Duo Fibers. O duo fiber foi feito para criar um efeito "airbrush" (acabamento perfeito, como se fosse aplicado com spray).  Também podem ser usados para aplicar pó e blush.


O pincél F80 da Sigma, exclusivo da marca, foi projetado para aplicar base HD (alta definição) para um acabamento totalmente perfeito. Ele bem denso, hiper macio, base redonda com topo achatado, reto. Mas ele pode ser usado para aplicar qualquer base. Ele é o meu preferido do momento!

Pincéis de Pó


São muito densos e com topo arredondado para alcançar grandes áreas. Cerdas naturais são melhores. Eu só tenho um, particularmente prefiro aplicar o pó com esponja, pois aplica mais produto fazendo a maquiagem durar mais.





Pincéis de Blush

São menores que os de pó e menos densos para alcançar áreas menores. Os de formato angular são ideais para  fazer o contorno do rosto. Contorno entende-se por salientar a formação óssea do rosto.






Áreas escuras são para contornar e áreas claras para iluminar.
Diferença de tamanho do pincel de blush e o de pó.

Pincéis de Olhos
Clique para aumentar

Agora cada formato de pincel é para uma área e/ou efeito específico:

- Pincel para "aplicar" sombra. São mais achatados, o tamanho é referente ao tamanho da área da pálpebra que quer "pintar", ou seja, os maiores para cor em toda a pálpebra e os menores para cor em parte da pápebra. 



- Os pincéis de esponja também são usados para a aplicação de sombra, principalmente as com glitter, pois espalham menos.


- Pincéis que servem tanto para aplicar quanto para esfumar (espalhar suavizando) a sombra na pálpebra. Eles misturam e suavizam a aparência de sombras em pó ou creme.
- O pincel de olhos angular é ideal para aplicar sombra embaixo da sobrancelha e no canto externo do olho. Também pode ser usado para uma aplicação precisa de tons mais escuros na área do côncavo.


- Os pincéis para esfumar são mais "fofinhos" e tem topo arredondado, espalham e suavizam mais.




- O pincel lápis, pode ser utilizado para várias coisas como marcar o côncavo e esfumar sombra/lápis rente aos cílios superiores e inferiores.



- Pincéis para delineador em gel e líquido. Os "chanfrados", com corte na diagonal, são ideais para aplicar delineador em gel, em creme na linha dos cílios superiores e inferiores. Este pincel também é excelente para o preenchimento das sobrancelhas (os mais estreitos dá pra aplicar batom também). O pincel fino é para delineador líquido para traço fino e detalhado.



Pincéis menores e pincel fino de delinear
- Pincéis menores de cerdas sintéticas são para aplicar batom e gloss, ajudar a "segurar" a cor nos lábios e dá acabamento melhor. Os de cerdas naturais são para detalhes de precisão e pequenos detalhes, como iluminar o canto interno dos olhos.




 - Pincéis sintéticos para sobrancelhas e cílios. O de cílios igual ao do rímel, é ideal para separar os cílios com rímel quando formam grumos.
Guardando
Os pincéis grandes eu deixo em copos de acrílico colorido que acomodam e efeitam

Na bolsinha menor o kit de bolsa em tamanho pequeno e na bolsinha maior os pincéis de olhos

Se você usa seus pincéis diariamente é ideal lavá-los uma vez por semana com shampoo próprio para pincéis, shampoo neutro ou shampoo infantil. É só molhá-los na torneira, virados sempre para baixo para não entrar água no cabo, aplicar uma pequena quantidade de shampoo e esfregar na mão ou num pano bem liso ou lenço umedecido, enxaguar e repetir a procedimento até a água sair limpa do pincel. Retire o excesso de água do pincel e deixe-os secar em local arejado sem sol.

Espero que ajude vocês a utilizarem corretamente seus pincéis! O que acharam? Não deixem de comentar!

b-JÚ




8 comentários :

  1. Juu, adoreii o post. Agora ja sei usar meus pinceis hehe
    Obrigada pelas dicas ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Só quero saber do pincel leque, foi o único q vc não falou =D

    Bjo

    Jana

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei as dicas! To louca por um kit com 22 pinceis, mas nao sabia para que servia cada um!
    Agora sim, posso comprar!kkkk
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo É vdd Jana! Vou colocar, mas o pincel leque é feito para limpar o excesso de sombra, ou pó que cai no rosto! bju

    ResponderExcluir
  5. Agora sim posso usar meus pinceis!

    =)

    Bjs Carina

    ResponderExcluir
  6. Ju....onde posso comprar um kit destes de pincéis custo beneficio! Vc poderia me indicar ?? =)
    Não sei se saberá me informar mas pretendo fazer peeling de diamante para retirar umas marquinhas de espinha, não acho que maquiagem fique legal na minha pele por causa destas marquinhas...ou não estou sabendo fazer direito neh..rs! Mas muito legal suas dicas...obrigada...bsinhos !

    ResponderExcluir
  7. @Roberto e Glauce Oi Glauce! Há várias lojinhas virtuais que vendem kits, o meu eu comprei no Merc Livre, fique de olho se o vendedor tem qualificações de vendas anteriores. Tbm vou fazer um peeling diamante, depois me conte se foi bom! bju

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Assine o feed (se cadastrar por email na barra lateral) e saiba tudo o que acontece por aqui em primeira mão.